terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Crônicas de um estagiário de Macumbeiro #03


GUIFE - UMBANDA
Na última gira, uma entidade me entregou uma vela e pediu que eu levasse ela na cruz das almas, na kalunga pequena. “Tudo bem”, pensei eu, e fui pra casa cantando a música do Seu João Figueira riscando o ponto na Caveira, ou algo assim.
Procurei a tal Cruz no tal bairro Kalunga, não achei nem um nem o outro. Então eu aproveitei que tinha que comprar uns pedacinhos de madeira branca (afinal, a entidade pediu que eu tivesse em casa alguns tocos) e perguntei na rua onde ficaria a tal da Kalunga, e me indicaram o shopping estação…

Chegando no shopping, segundo andar (já deixo aqui pra quem ainda não sabe), perguntei pelo Seu João Figueira, que me disseram que era guardião da tal da Kalunga. Ninguém conhecia, então supus que ele trabalhava em uma outra loja
O site com os endereços de várias kalungas tá aqui, apesar de nenhuma delas se chamar “pequena”:http://www.kalunga.com.br/lojas/endereco/parana/7.
Andei pra lá e pra cá procurando a tal da cruz, perguntando pros vendedores onde que o pessoal fazia as coisas pras entidades e talz. Além de me olharem estranho, as pessoas davam ombros, então cheguei à conclusão de que ninguém ia me falar porque vivemos em uma sociedade preconceituosa, e assim como eles embalam tudo em papel fosco nas lojas de Saravá Shop, ninguém falava sobre locais de despachos e tal.
Enfim, acabei escolhendo um canto da loja, acendi minha vela e comecei a cantar a música do seu João Figueira. Me arrastaram pra fora e chamaram a polícia, me acusando de tentativa de incêndio.
Daí eu me pergunto: tem como viver num país assim? Como é que tanta gente vai nessa tal de Kalunga e não recebe esse tratamento? Tenho certeza que é por isso que o seu joão foi ser guardião dessa tal de Kalunga, pro povo da Umbanda poder fazer suas coisas lá…
Da próxima vez, vou na kalunga grande, que me disseram que fica lá pro litoral. Pelo menos numa loja maior, fica mais difícil de me pegarem…
por Daniel Fauth Martins

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Trabalho de Cachoeira 2014


COMO DE PORTAR DURANTE A GIRA..



Começou a GIRA. E agora? O que faço?

Mantenha-se o mais possível, em estado de relaxamento mental, tentando mentalizar (criar mentalmente a imagem) o que cada Ponto Cantado diz.

Os Pontos Cantados têm, como objetivo primeiro, o de desviar a atenção dos médiuns dos problemas que o envolvem no dia a dia e concentrar suas mentes nos rituais que vão se proceder.
As letras dos Pontos Cantados, de uma forma geral, induzem-nos imagens de seres e situações e locais que fortalecem nossas crenças e nos dão a certeza de estarmos bem assistidos pelo lado de nossos amigos – mas isso em se tratando de Pontos Cantados mesmo, com fundamentos e não alguns sambas enredo, modinhas e sambas de roda que, não sei bem porque, resolveram incluir no hinário de certos Terreiros como se fundamentos tivessem.

Em se tratando de Pontos Cantados de Fundamento, tente mentalizar os acontecimentos que ele descreve, por exemplo:

"Defuma com as ervas da Jurema/ Defuma com arruda e guiné/ Benjoim alecrim e alfazema/ Vamos defumar filhos de fé".

Durante um Ponto Cantado como este, sua mente deverá, ao invés de ficar prestando atenção na saia da amiga ou no pé do outro médium, estar MENTALIZANDO (criando imagens mentais) de, por exemplo, energias negativas sendo levadas pela fumaça que sai do turíbulo. Ao ser defumado(a), mentalize que nesse "banho de fumaça" está recebendo uma nova energia e que estão saindo de você todos os desconfortos físicos e mentais que podiam estar lhe acompanhando até então.

Vamos ver agora um outro Ponto Cantado para exemplo:

"Abrindo a nossa Gira/ pedimos a proteção/ De nosso Pai Oxalá/ Para cumprirmos, nossa missão".

Imagens como a de Pai Oxalá (como você entende que seja) se aproximando do Terreiro e dos médiuns e cobrindo-os com uma espécie de manto de luz seriam de muito bom gosto. Lembre-se de que, mesmo que isso não esteja acontecendo no Astral, você estará criando para si a Forma Pensamento positiva que atrairá, pelo menos para você, energias de luz como a que está criando mentalmente, entendeu? Se todos os médiuns forem treinados igualmente, é claro que essa Forma Pensamento vira egrégora e a influência da energia criada será muito mais forte sobre todos. Mas aí dependerá do(a) Dirigente se interessar em incentivar esse treinamento no grupo.

Vamos a mais um exemplo para que fique bem clara a idéia. Digamos que o Chefe de Terreiro seja, por exemplo, Seu Arranca Toco e que para ele se cante esse Ponto:

"Vem meu Pombo Correio/ Dos Jardins de Nossa Senhora/ Vem trazer a mensagem de Pai Oxalá/ Caboclo Arranca Toco vai chegar"

A imagem de um pombo chegando de um céu limpo e muito azul trazendo a mensagem ou abrindo uma passagem para que Seu Arranca Toco venha se apresentar, ou alguma outra parecida, deve ser a escolhida nesse momento.

Agora vamos expor as vantagens desse trabalho mental voltando sempre sua mente para o que está ou deveria estar acontecendo no Astral, dentro do Terreiro.

1ª vantagem: Sua mente estará sempre ocupada com pensamentos e mentalizações positivas, evitando se deixar levar pelo cotidiano ou mesmo por pensamentos e fixações negativas;

2ª vantagem: Sua mente estará criando condições que propiciem a criação de energias de teor positivo que fatalmente agirão sobre sua própria mente, seu corpo físico e seu estado psíquico;

3ª vantagem: Pelo efeito das duas vantagens anteriores, sua Aura estará sendo relaxada, mais expandida, o que o(a) fará mais propenso(a), pela sensibilidade nesse caso, tanto a incorporações menos traumáticas (menos "sacolejadas") como mais seguras, ocorrendo o mesmo no caso de vidência e clariaudiência;

4ª vantagem: Como sua mente vai estar voltada para criações de imagens de teor positivo, mesmo com o relaxamento de sua Aura as entidades de menor evolução terão dificuldade ou mesmo ficarão impossibilitadas de nela penetrarem, o que por si só, já será um filtro contra o Baixo Astral;

5ª vantagem: Sua mente estará sendo trabalhada em cada sessão, por você mesmo(a), ainda que não perceba de imediato, para focalizar Planos e Energias de cada vez mais alto teor vibratório, o que equivale a dizer que estará ampliando seu Padrão Vibratório e, nesse caso, sintonizando-o(a), pouco a pouco, com Energias e Entidades pertencentes a níveis superiores de Evolução.

É claro que essa sintonia com os níveis superiores não se dará "da noite para o dia" , como se costuma dizer – levará mais tempo ou menos tempo, de acordo com seu próprio esforço. Mas nunca é tarde para se começar até porque, às vezes, mesmo sem o sabermos, já estamos na metade do caminho, ou mais.

Já chamamos sua atenção nos dois volumes anteriores sobre o trabalho positivo de nossa mente em auxílio ao trabalho das entidades e a nós mesmos. Agora voltamos a afirmar que você sempre será aquilo que mentaliza ser. Os caminhos de sua vida, tanto materiais como espirituais, poderão e deverão estar sob seu comando desde que você se aperceba claramente disso e ponha "mãos à obra" no sentido de sua evolução.

Ainda estando dentro do Terreiro, você verá que práticas como as que citei, que podem parecer à primeira vista coisas simples demais, com certeza não são não. Se fossem, você veria em todos os Terreiros comportamentos de médiuns mais ou menos como os que sugeri. Será que vemos isso freqüentemente nos Terreiros e suas Giras?

Pode ser por desconhecimento? Pode sim!

Mas mesmo não o sendo, quando temos Dirigentes conscientes dos trabalhos que devem realizar junto aos seus médiuns, passando-lhes ensinamentos semelhantes, veremos que, quase na maioria das vezes o comportamento do grupo é bem diferente do de uma grande maioria de outros Terreiros. É ou não é?

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Breve comentário de Ramatis sobre o benzimento





Como se produz o efeito benéfico nos tradicionais
 benzimentos de quebranto das crianças?
Ramatís: As criaturas que praticam os benzimentos são
 verdadeiros transformadores vivos, pois dissolvem o fluído
 do mal olhado ou da projeção mental a distância e 
malevolamente incrustrados na aura das crianças. Elas se 
ajustam muito bem no conceito dinâmico recomendado por
 Jesus: "Quem tiver fé omo um grão de mostarde, removerá
 montanhas"
Em face da maldade predominante ainda no mundo primário 
terreno pelo entrechoque dos piores sentimentos de raiva,
 ódio, ciúme, perversidade e orgulho, o benzedor é um 
"oásis" no deserto escaldante do sofrimento humano! Ele
 cura bicheiras, levanta quebranto,
alivia epilépticos, afasta mau olhado, acalma vermes, reza
 responso para descobrir aves e animais perdidos, defuma 
residências enfeitiçados, limpa a aura das criaturas 
contaminadas por maus fluídos, expulsa o azar da vida 
alheia, benze eczemas e impingens, conserta espinhela e
 arca caída de crianças recem-nascidas, benze de inveja ou
 de susto, faz simpatias que derrubam verrugas ou calos.
Mais vale a preta velha com galho de arruda , cheia de
 crendices e supertições invocando " Nosso Sinhô Jesus
 Cristo" para benzer o próximo e livrá-lo dos fluidos ruins, do
 que ALEXANDRE, CÉSAR,GÊNGIS KHAN, NAPOLEÃO, HITLER
 e todos os comandos militares do mundo, que esfrangalham
 corpos sadios e jovens, derramando sobre a face da terra o
 sangue generoso dos homens!
Mil vezes o inofensivo benzedor, humilde e analfabeto, que
 ajuda o homem desventurado a viver, do que o cientista, o
 general ou o lider político, que destroem a juventude do 
mundo sobre o massacre hediondo da guerra.
O caboclo inculto, pobre e ingênuo, prolonga a vida do 
próximo, enquanto as elites dominadoras do mundo, 
povoam os cemitérios de corpos trucidados. Felizes dos que
 se curvam ao benzimento supersticioso, que lhes ameniza a
 existência atribulada, do que aqueles que se subordinam ao
 gênio cientifico, que aperta um botão eletrônico e 
liquefaz 
milhares de criaturas sob o fogo desintegrador da bomba 
atômica!
Fonte: Magia de Redenção | Ed. do Conhecimento

Psicografado por Hercílio Maes, ditado pelo espírito Ramatís