O homem passou a ser visto como um continuam espaço-temporal com todo um cortejo de implicações. Como resultado, novas concepções nasceram e os ensinamentos evangélicos, dizia ele, "deixaram a poeira dos altares para se transformarem em filosofia de vida". Tal como as correntes filosóficas orientais o Espiritismo se embasa nos princípios da Palingenesia ou Reencarnação, com o que se explica a Lei da Evolução. Além disso, o espiritismo, incorpora em seus ensinamentos a antiquíssima e bramânica Lei do Karma ou lei da responsabilidade pessoal, através da qual débitos e desvios morais são resgatados ao longo de múltiplas existências em que também se adquirem os valores imprescindíveis ao aperfeiçoamento de nosso Ser Imortal. Dr. LACERDA constumava dizer que KARDEC criou o Espiritismo e que os espíritas brasileiros criaram o "kardecismo", uma prática ou tentativa de vivência da Doutrina Espírita, permeada de religiosidade, com tendência a se transformar em crença ou seita.Quanto a Umbanda, ele, via a mesma como uma filosofia de vida e prática mediúnica útil e necessária ao povo brasileiro, ainda, tão apegado a liturgias e rituais. Dizia que a Umbanda era uma ponte, entre o Catolicismo dominante e o Espiritismo libertador. Assim pensando, ele compreendia, permitia e estimulava quando necessário, a manifestação de entidades nas faixas de pretos-velhos, caboclos, etc. Usava cantar pontos de Umbanda que, hoje sabemos, funcionam como poderosos mantras liberadores de energias poderosas. Os sons harmônicos ou a música, constituem-se poderoso meio auxiliar à APOMETRIA. Dado a essa visão larga e liberal, e a não aceitar imposições ou normas de trabalho e pesquisa, que não aquelas "comprometidas com o amor e a verdade", como costumava dizer, Dr. LACERDA foi incompreendido pelas elites diretoras do movimento espírita brasileiro e, como conseqüência, a APOMETRIA até os dias de hoje, não é aceita por muitas casas espíritas que cumprem a orientação da Federação Espírita Brasileira e de suas congêneres estaduais.Lamentável é que a maioria dos que criticam e se opõem à APOMETRIA, jamais leram seus textos básicos ou seguir assistiram um trabalho apométrico bem orientado. Julgam, por ouvir dizer, e anematizam uma técnica que, em muito, pode auxiliar os propósitos do Espiritismo. A APOMETRIA é apenas uma técnica de trabalho. Não propõe qualquer alteração nem acrescenta nada aos fundamentos filosóficos e éticos da Doutrina Espírita.Felizmente o número dos que estudam e compreendem a APOMETRIA multiplica-se a cada dia. Hoje, os espíritas e espiritualistas em geral que aplicam a APOMETRIA, com amor e por amor, constam-se às centenas. Acreditamos que, muito em breve, incompreensões e resistência, comuns à toda idéia nova e revolucionária, face a clareza de propósitos e fidelidade ao amor e a verdade em que se fundamenta a APOMETRIA, caírão. A APOMETRIA, será então mais um dos muitos instrumentos de trabalho espiritual, pelos quais a Misericórdia Divina nos socorre e ampara. Na CASA DO JARDIM, Instituição Espírita Assistencial, criada pelo Dr. LACERDA em março de 1987, que colaboram homens e mulheres de boa vontade, oriundos a maioria do Espiritismo, muitos da Umbanda, outros da Teosofia, Esoterismo ou Maçonaria. Isso não tem sido impedimento para que a APOMETRIA, usada com amor, sirva em nome do Cristo. As falhas e dificuldades devem-se as nossa imperfeições humanas.
domingo, 10 de junho de 2012
A APOMETRIA E O ENTROSAMENTO COM A DOUTRINA ESPÍRITA E UMBANDA
O homem passou a ser visto como um continuam espaço-temporal com todo um cortejo de implicações. Como resultado, novas concepções nasceram e os ensinamentos evangélicos, dizia ele, "deixaram a poeira dos altares para se transformarem em filosofia de vida". Tal como as correntes filosóficas orientais o Espiritismo se embasa nos princípios da Palingenesia ou Reencarnação, com o que se explica a Lei da Evolução. Além disso, o espiritismo, incorpora em seus ensinamentos a antiquíssima e bramânica Lei do Karma ou lei da responsabilidade pessoal, através da qual débitos e desvios morais são resgatados ao longo de múltiplas existências em que também se adquirem os valores imprescindíveis ao aperfeiçoamento de nosso Ser Imortal. Dr. LACERDA constumava dizer que KARDEC criou o Espiritismo e que os espíritas brasileiros criaram o "kardecismo", uma prática ou tentativa de vivência da Doutrina Espírita, permeada de religiosidade, com tendência a se transformar em crença ou seita.Quanto a Umbanda, ele, via a mesma como uma filosofia de vida e prática mediúnica útil e necessária ao povo brasileiro, ainda, tão apegado a liturgias e rituais. Dizia que a Umbanda era uma ponte, entre o Catolicismo dominante e o Espiritismo libertador. Assim pensando, ele compreendia, permitia e estimulava quando necessário, a manifestação de entidades nas faixas de pretos-velhos, caboclos, etc. Usava cantar pontos de Umbanda que, hoje sabemos, funcionam como poderosos mantras liberadores de energias poderosas. Os sons harmônicos ou a música, constituem-se poderoso meio auxiliar à APOMETRIA. Dado a essa visão larga e liberal, e a não aceitar imposições ou normas de trabalho e pesquisa, que não aquelas "comprometidas com o amor e a verdade", como costumava dizer, Dr. LACERDA foi incompreendido pelas elites diretoras do movimento espírita brasileiro e, como conseqüência, a APOMETRIA até os dias de hoje, não é aceita por muitas casas espíritas que cumprem a orientação da Federação Espírita Brasileira e de suas congêneres estaduais.Lamentável é que a maioria dos que criticam e se opõem à APOMETRIA, jamais leram seus textos básicos ou seguir assistiram um trabalho apométrico bem orientado. Julgam, por ouvir dizer, e anematizam uma técnica que, em muito, pode auxiliar os propósitos do Espiritismo. A APOMETRIA é apenas uma técnica de trabalho. Não propõe qualquer alteração nem acrescenta nada aos fundamentos filosóficos e éticos da Doutrina Espírita.Felizmente o número dos que estudam e compreendem a APOMETRIA multiplica-se a cada dia. Hoje, os espíritas e espiritualistas em geral que aplicam a APOMETRIA, com amor e por amor, constam-se às centenas. Acreditamos que, muito em breve, incompreensões e resistência, comuns à toda idéia nova e revolucionária, face a clareza de propósitos e fidelidade ao amor e a verdade em que se fundamenta a APOMETRIA, caírão. A APOMETRIA, será então mais um dos muitos instrumentos de trabalho espiritual, pelos quais a Misericórdia Divina nos socorre e ampara. Na CASA DO JARDIM, Instituição Espírita Assistencial, criada pelo Dr. LACERDA em março de 1987, que colaboram homens e mulheres de boa vontade, oriundos a maioria do Espiritismo, muitos da Umbanda, outros da Teosofia, Esoterismo ou Maçonaria. Isso não tem sido impedimento para que a APOMETRIA, usada com amor, sirva em nome do Cristo. As falhas e dificuldades devem-se as nossa imperfeições humanas.
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