domingo, 30 de setembro de 2012

A hora de sair da Umbanda

Fonte: http://serumbandista.blogspot.com.br/2012/09/a-hora-de-sair-da-umbanda.html
Autor: Claudio Correa



Olá irmãos, como estão todos? tenho uma pergunta séria a lhes fazer:

Quem aqui já teve de (ou já pensou em) dar uma pausa em seu desenvolvimento na Umbanda?

Nossa conversa hoje é sobre isso: a hora de parar. Para começar vamos ficar de acordo que Umbanda é coisa muito séria, não é divertimento. Embora devamos estar felizes com o que fazemos, devemos levar sempre em conta que lidamos com forças que não conseguimos compreender em sua plenitude e também lidamos com algo mais grave: a vida das pessoas.

Vamos combinar outra coisa: os guias não cobram ninguém por sair da Umbanda, a vida pode te cobrar por abandonar o caminho da caridade. Leiam o texto "vou ser cobrado?" que fiz no ano passado e tudo ficará bem claro.

A minha opinião sobre o tema:
Gente, eu tenho 8 anos de umbanda, seis dos quais como dirigente espiritual e já vi muita gente entrento para a Umbanda e mais pessoas ainda saindo dela. Nada contra sair, para mim o erro está na forma como se entra: na grande maioria das vezes as pessoas entram na afobação. entram porque um amigo está se desenvolvendo e a pessoa quer ficar ali em destaque também. entram para sentir o "barato" da incorporação ou para poder ficar mais perto de um Orixá que lhe ajudou. então entrar de forma adequada é fundamental, porque tudo na vida que começamos da maneira correta tende a não dar problemas no futuro.

Mas de longe o que mais me incomoda nesse êxodo religioso é a turma do "entra e sai". Mas por que isso me tira do sério? Quando uma pessoa decide se afastar de uma religião, entende-se que há por trás disso um motivo muito forte, muito grave e profundo e que, por lógica, demandará muito tempo e muita meditação para resolvê-lo, certo? Mas o que vejo são pessoas que ficam um mês dentro, um mês fora e assim vai. já vi casos de um filho me dizer que saiu e depois me dizer que voltou umas 10 vezes em menos de um mês! não estou exagerando, irmãos. juro por Oxalá que é verdade.

Pedir para sair é sempre uma decisão dura e deve ser muito bem ponderada e levada a sério. Se há algo lhe atrapalhando o desenvolvimento e precisa ser tratando mediante uma pausa com suas atividades religiosas, eu sugiro que você para, se trate, reflita seriamente sobre o caminho a seguir. E esse tipo de atitude tende a levar muito tempo para ser concluída. Não é fácil de fazer isso, eu sei. Por isso eu digo que a pessoa tem que ter peito, tem que ter colhões de enfrentar a decisão de parar e ajustar sua vida e conceitos.

Quem foi que disse que umbanda é fácil, não é?

Nenhum comentário:

Postar um comentário