quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Exu Mirim


O melhor exemplo começa com as incorporações comportadas de quem
dirige os trabalhos espirituais. E uma boa orientação sobre as
entidades ajuda muito porque, o que os médiuns internalizarem sobre
elas será o regularizador das entidades.
Agora se, por acaso, o dirigente adota um comportamento discutível,
aí seus médiuns o seguirão intuitivamente, pois o tomam como exemplo
a ser seguido.
Em inúmeras observações, vimos os médiuns repetindo seus dirigentes
e, inclusive, com as incorporações e danças dos guias incorporados
neles. Essa assimilação natural ou intuitiva é um indicador de que o
exemplo que vem "de cima" ainda é um dos melhores reguladores
comportamentais.
Agora, quando o dirigente incorpora seu Exú Mirim e este, por ser
do "chefe", faz micagens, caretas, gestos obscenos, atira coisas nas
pessoas, xinga-as e fala palavrões, aí tudo se degenera e seus
médiuns procederão da mesma forma porque, em suas mentes e
inconscientes é assim que seus Exús Mirins devem comportar-se quando
incorporados.
Essa foi uma das razões para o ostracismo e que foi relegada a linha
dos Exus Mirins. Certos comportamentos, devemos debitar ao arquétipo errôneo
construído por pessoas desinformadas sobre essa linha de trabalhos
espirituais Umbandistas.
EXU MIRIM:
1) Não são espíritos humanos, em hipótese alguma.
2) Exús Mirins são seres encantados da natureza provenientes da
sétima dimensão à esquerda da que nós vivemos.
3) A irreverência ou má educação comportamental não é típico deles
na dimensão onde vivem.
4) São naturalmente irrequietos e curiosos, mas nunca intrometidos
ou desrespeitadores.
5) Por um processo osmótico espiritual, refletem o inconsciente de
seus médiuns, tal como acontece com Exú e Pomba Gira. Logo, são
nossos refletores naturais.
6) Gostam de beber as bebidas mais agradáveis ao paladar dos seus
médiuns, sejam elas alcoólicas ou não.
7) Apreciam frutas ácidas e doces "duros", tais como: rapadura, pé
de moleque, quebra queixo, cocadas secas e balas "ardidas" (de menta
ou hortelã).
8) Se bem doutrinados prestam inestimáveis trabalhos de auxilio aos
freqüentadores dos centros de Umbanda.
9) Não aprovam ser invocados e oferendados em trabalhos de demandas
e magias negativas contra pessoas.
10) Toda vez que seus médiuns os ativam para prejudicar os seus
desafetos seus Exus Mirins se enfraquecem automaticamente já acon
teceram inúmeros casos de médiuns que ficaram sem seus verdadeiros
Exus Mirins porque os usaram tanto contra seus desafetos que eles
ficaram tão fracos que foram aprisionados e kiumbas oportunistas
tomaram seus lugares junto aos seus médiuns, passando daí em diante
a criar problemas para suas vítimas que ainda acreditavam que
estavam incorporando seus verdadeiros Exús Mirins.
11) Eles raramente pedem seus assentamentos ou firmezas permanentes
e preferem ser oferendados periodicamente na natureza, tal como as
crianças da direita.
12) Se bem doutrinados e colocados a serviço dos freqüentadores dos
centros umbandistas, realizam um trabalho caritativo único e insubs
tituível.
Vamos resgatar os Exus Mirins da Umbanda e libertá-los do falso
arquétipo que mentes e consciências distorcidas criaram para eles?
Rubens Saraceni
Fonte: Rubens Saraceni, Livro Orixá Exu Mirim, Ed. Madras.

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