sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

LEI SECA E OS RITUAIS DE UMBANDA




Pai Guimaraes – www.temploestelaguia.com.br
http://www.temploestrelaguia.com.br/novo/index.php/pai-guimaraes/103-lei-seca-e-a-umbanda


lei-secaMuito tem se debatido sobre os perigos no transito, onde a bebida é uma dos fatores responsáveis por maior número de acidentes. Por conta disto e outras razões as leis estão cada vez mais severas e criam restrições para coibir a violência e morte. E agora a tolerância é Zero quanto a dosagem alcoólica.

Tal atitude já não era sem tempo. Não podemos ficar indiferentes a tantas vítimas por conta do uso indevido e em excesso e por conta disto famílias estão sendo destruídas. Meu apoio é total e quanto mais regida for melhor para todos nós.

Por outro lado, na comunidade Umbandista tenho visto pouca preocupação das nossas Lideranças em orientar nossos médiuns, filhos e até mesmo os assistidos quando o risco, que correm de serem multados e até presos por conta do uso das bebidas para pratica religiosa. Ainda que existam templos que aboliram da sua ritualística o uso do álcool, estas casas são exceções a regra. A grande maioria faz uso por necessidade e respeito a suas origens e devem ser respeitado nos seus direitos. 

Mas é importante frisar que uma entidade ao consumir o álcool faz uso das essências e fluidos, deixando no corpo material o bagaço, que o médium ainda que não sinta os efeitos da bebida, não quer dizer que se ele passar por um bafômetro ou exame de sangue poderá ser apontado um alto nível de dosagem alcoólica.

Uma entidade ainda que bem firme e manifestada em uma pessoa bem preparada, onde seu desenvolvimento foi através da lapidação e transformação interior, haverá o apontamento do álcool no sague e no teste fluídico, quando do exame no bafômetro.

Diante de tal realidade social e necessidade de seguir com suas atividades religiosas, só nos resta tomar os devidos cuidados e colocar em pratica procedimentos que possam proteger as pessoas, para que as mesmas não sofrerem constrangimento social.

Para tanto, recomendamos que da mesma forma que as entidades utilizam os canbonos para realizar suas atividades e terem segurança nas suas atividades, que os médiuns faça o uso de motoristas para se conduzirem para suas casas ao final de cada trabalho.

Não pense que estamos brincando ou criando uma situação de terror, muito pelo contrário. Não podemos deixar que tal situação venha criar constrangimento ou expor nossa religiosidade e nossa comunidade. Todo cuidado é pouco, pois ainda que, os médiuns bem preparados possam estar nas suas apitas condições, num possível acidente não haverá como se explicar.

É obrigação de todo Sacerdote orientar e ter certeza que seus médiuns para participarem dos trabalhos, onde haverá o consumo de bebidas alcoólicas, tenham transporte seguro para retornar a suas casas. Caso contrário os médiuns, sem apoio ou condição de transporte adequado, deverá ocupar outro tipo de função dentro do ritual.

Os assistidos devem ser orientados e esclarecidos, para que saibam que, ainda que haja pouco consumo, o mesmo não deverá dirigir ou deverá aguardar um tempo necessário, para que caso venha ser abordado em uma blitz não venha ser prejudicado. Um simples chocolate com recheio de licor acaba apontando excesso na dosagem alcoólica, ainda que possa ser resolvido, devemos evitar tais constrangimentos.
tn 620 600 bafometro lei seca 0402163


Caso tais cuidados não sejam adotados, com certeza os incautos e desavisados irão acabar colocando a culpa na casa, no dirigente e até mesmo nas entidades, afetando assim a imagem do coletivo. Os cuidados e orientações sobre a melhor conduta não é achando que na fé e na proteção das entidades que você não será abordado, multado e até preso por infringir as leias. CUIDADO!!!

Diante de tudo isto, os responsáveis e religiosos devem seguir com seus trabalhos normalmente, pois também não é certo privar a bebida das entidades por conta de certas limitações nas vida material. Não podemos ferir e mutilar nossas atividades, desrespeitado o que é fato e direito.

Ainda que os críticos, que pelo fato de não utilizam bebidas possam vim a público manifestar suas posições contrarias, desde já deixo um recado:

. " Não seja intolerante, preconceituoso e não discrimine seus irmãos fazendo contra os que utilizam as bebidas o mesmo que as pessoas de outras religiões e grupos fazem contra todos nós. Lembre-se na boca das pessoas participantes das religiões eletrônicas, somos todos adoradores de demônios e nossas casas são morada do mal. E tal julgamento0, não é por conta da bebida, cigarro, charuto ou outros elementos, mas sim, pelo simples fato de sermos diferentes e termos uma fé contraria a que eles tem. Ainda que tenhamos praticas diferentes, somos todos filhos de fé e Umbandistas.

Tomem cuidado, se informem, passem esta orientação a todos a sua volta, que tudo está seguro e ninguém terá do que se arrepender. SARAVÁ!

PAI GUIMARAES

Nenhum comentário:

Postar um comentário