segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Mediunidade Iluminada


Progredir na mediunidade todos desejam, mas o avanço nos caminhos da iluminação traz dificuldades enormes no transe do aperfeiçoamento. Todo ser humano tem o seu calvário, sem lhe faltar a cruz nos próprios ombros, mas raros se deixam crucificar para despertar Cristo no coração. A mediunidade tem de brilhar nas dificuldades da vida, caminhando para sua definitiva libertação.
O que chamamos de mediunidade iluminada é aquela que nunca esquece o Sermão da Montanha, proferido por Nosso Senhor Jesus Cristo: o das bem-aventuranças.
Nunca é demais repetir as palavras de ouro do Evangelho, Mateus, 5,1:12: Vendo Jesus a multidão, subiu ao monte, e como se assentasse, aproximaram-se os Seus discípulos e Ele passou a ensinar-lhes, dizendo: Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.
Jesus subiu ao monte com a multidão que O acompanhavam mostrando, no silêncio da Sua presença, que o acesso ao céu exige sacrifício, o esforço de cada um é indispensável e, quando testaram Suas forças no empenho de ouvir-Lhe a palavra, Ele passa a dizer do gozo espiritual dos humildes de espírito.
O médium consciente de seus deveres espirituais não para somente na humildade dos gestos que a inteligência estuda para mostrar aos que o cercam. Ele vai mais além, passando a dominar todos os seus instintos, que são muitos, educando-os na escola do amor e da caridade, nos moldes dos ensinamentos evangélicos, no sentido de que a sua mediunidade possa cintilar como estrela nos céus da consciência. Essa é a verdadeira humildade de espírito. Essa é a verdadeira bem-aventurança alcançada por uma humildade que a sabedoria concebeu com a participação do amor.
Prossegue o Mestre na Sua fala, desta forma: Bem-aventurados os que choram, que serão consolados.
Os que choram por arrependimento e que não pretendem mais errar, os que conheceram e seguiram os caminhos do aperfeiçoamento espiritual serão consolados pelos benfeitores divinos, onde quer que estejam, porque Deus é justiça na feição do próprio amor. Os filhos, quando pedem pela palavra da renovação, serão todos atendidos por mãos invisíveis que trabalham em nome da luz. Eis aí o caminho do medianeiro, para que sua missão possa dourar a sua vida.
O Filho do homem prossegue na Sua fala, anunciando: Bem aventurados os mansos, porque herdarão a Terra.
A mansidão evangélica é o ponto alto da elevação dos sentimentos, onde germina a bondade testada diuturnamente na vivência com os semelhantes. Os mansos são criaturas de luz, que servem sem perder tempo com exigências ilusórias. E o Mestre nos diz que eles herdarão a Terra, herança futura que somente será concedida às pessoas renovadas nos sentimentos, onde o coração seja um sol e a cabeça um ninho de luz do entendimento. O médium em Cristo deve ser um manso. A voz do Senhor continua, assim: Bem-aventurados os que têm sede e fome de justiça, porque serão fartos. Certamente que quem tem fome e sede de justiça conhecerá, um dia, a lei da justiça divina, saciando lhe o sentimento que se equilibrará na própria vida.
E o Nazareno prossegue com ponderação e sabedoria: Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.
Eis a essência das Suas palavras, focalizando antes a justiça e seu valor, não se esquecendo do amor como misericórdia. Depois acrescenta que os limpos de coração verão a Deus. Quando o coração se liberta das impurezas inferiores, começa a sentir outro mundo, o mundo da verdade, e passa a ver Deus em outra dimensão, a dimensão do próprio amor.
O médium iluminado, que fez todos os esforços para sentir e viver o Sermão da Montanha, é misericordioso e está constantemente em comunicação com os Espíritos nobres radicados na atmosfera da Terra, para ajudar os homens.
 A voz do Cristo continua: Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. O intermediário dos Espíritos deve ser pacificador. Onde fores chamados a servir, pacifica! ... pacifica! ... pacifica. . . Onde não couber a palavra, pacifica pelo exemplo, mas pacifica! Caso sejas perseguido, continua pacificando, pois serás chamado filho da luz e encontrarás o reino de Deus com mais facilidade dentro do teu próprio peito.
E Jesus prossegue ensinando, dizendo: Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem e vos perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus, pois assim perseguiram os profetas que viveram antes de vós.
O médium é, muitas vezes, testado, perseguido, injuriado e caluniado, mas será bem-aventurado se suportar tudo com coragem e discernimento, perdoando sempre. Regozija e exulta, porque quem sofre tranquilamente pela verdade, recebe como prêmio a tranquilidade de consciência. Não deves blasfemar nem entristecer-te, para que possas receber o prêmio de uma mediunidade iluminada, matizada de flores que o Bem alcança nas asas do Amor.

(Segurança Mediúnica,
Cap 27, pág. 128)

Nenhum comentário:

Postar um comentário