domingo, 3 de junho de 2012

A HONESTIDADE EMOCIONAL


Quando somos capazes de reconhecer o que sentimos estamos sendo honestos emocionalmente conosco.
Isso não quer dizer que vamos ter que dizer aos outros constantemente como nos sentimos, basta sentirmos, porque é através dessa experiência que seremos capazes de entrar em contato com o nosso interior.
No entanto, no momento em que deixamos de reconhecer aquilo que sentimos passamos a ser desonestos e esse tipo de experiência quase sempre é muito dolorosa.
O fato de estarmos sempre acreditando no que os outros nos falam sobre o que é certo e errado é que acaba fazendo com que sejamos desonestos com relação aos próprios sentimentos, mas na realidade não existe o bem e o mal, a não ser que passemos a determinar o que é um e o que é outro.
Precisamos entender que quando aceitamos a repressão emocional estamos nos desrespeitando e consequentemente, desrespeitando as pessoas com as quais convivemos.
Quando não aceitamos a nossa verdade estamos negando nossa essência espiritual.
Se queremos reconhecimento precisamos ser corajosos em admitir para nós mesmos nossos sentimentos, e quando os expressamos estamos permitindo que os outros saibam o que estamos sentindo.
Precisamos ter a capacidade de expressar nossos sentimentos, sejam eles quais forem, sem críticas e sem querer antecipar os resultados. Para mim, desapego é isso.
Vocês já perceberam que algumas coisas não nos permitimos sentir e acabamos muitas vezes lutando ardentemente para reprimí-las?
Isso acontece porque em algum momento de nossas vidas falamos sobre as nossas preocupações ou ansiedades e fomos criticados, isto acabou fazendo com que acreditássemos que esse sentimento não era correto e passamos a nos criticar também por sentí-los.
Na realidade, esse é que é o problema, acreditamos na opinião dos outros e passamos a agir conosco da mesma maneira. Portanto, o que temos a fazer agora é deixarmos de criticar os nossos sentimentos.
Temos que aprender a sermos absolutamente honestos a respeito de nós mesmos, porque se não agirmos assim sempre encontraremos problemas pelo caminho.
Na realidade, quando começarem a expressar o que sentem algumas pessoas vão se aborrecer com vocês e esse é um problema delas, pois têm todo o direito de ficarem aborrecidas, assim como vocês têm o direito de se expressarem como realmente são.
A única coisa que vocês terão que fazer em relação a essas pessoas aborrecidas é não acreditar que são a causa dos aborrecimentos delas.
Precisamos nos manter firmes, ficar sempre do nosso lado, do lado dos nossos sentimentos porque fazendo isso vamos conseguir nos curar da necessidade que temos de aceitação e reconhecimento dos outros.
Para que isso aconteça será necessário que passemos a resistir ao impulso de julgar os nossos sentimentos, procurando sempre descobrir a origem de nossas reações emocionais, aprendendo a nos desapegarmos do que imaginamos que poderá acontecer toda vez que nos expressarmos, permitindo-nos ser quem realmente somos.
Vocês vão perceber que agindo dessa forma vai ficar mais fácil a cura emocional e espiritual. Ela vai lhes ajudar a manter o contato com os seus próprios seres, a reconhecerem e expressarem o que estão sentindo da maneira correta.
Bem, agora que conseguiram encarar de frente suas forças e fraquezas, não vão mais ter medo de assumí-las, porque tudo que fizeram até hoje não será mais um segredo que precisam lutar ardentemente para manterem escondidos, portanto, bola para frente.
Agora só resta seguirem seus caminhos e serem felizes…
Fiquem na luz.

CARMEN ARABELA

Nenhum comentário:

Postar um comentário