quinta-feira, 12 de abril de 2012

O que é Umbanda


A Umbanda é uma religião brasileira, que nasceu, se desenvolveu e esta crescendo com características muito típicas do Brasil. Prova disso esta no sincretismo que ela se apresenta, nas várias formas de sua liturgia, no processo de atendimento e culto.
Ela se estrutura, moralmente, em três princípios: fraternidade, caridade e respeito ao próximo.
A Umbanda é uma, sua manifestação é variada, como variada é a forma de trabalho. Ela traz em sua estrutura elementos do da cultura Brasileira, da fé e da sociedade. Apesar de aproveitar elementos vindos do culto afro-indígena-brasileiro, ela não é a evolução destes, mas sim a resposta da Espiritualidade para um anseio Maior.
A Manifestação do Espírito para a Caridade, esta é a sua melhor definição, e desta forma, cada Templo, Cabana, Terreiro, Casa tem sua forma de trabalho, de liturgia, de atendimento.
As que apresentamos aqui são as desenvolvidas no Templo Escola Estrela da Manhã, não é mais ou menos certa da que é desenvolvida em outros locais sagrados, mas é a certa para aqueles que se encontram sob a tutela da direção do Templo Escola Estrela da Manhã.

FUNDAMENTOS DA UMBANDA

Manifestação do Espírito para a caridade
Amar ao próximo como a si mesmo
Não possuímos sete pecados capitais (gula, avareza, inveja, ira, luxúria, orgulho e preguiça) porque não acreditamos em pecado, mas cremos em vícios e virtudes, nos sete sentidos da vida (Fé, Amor, Conhecimento, Justiça, Lei, Evolução e Geração) dentro de nosso livre arbítrio, onde o que se volta para o ego torna-se vício.
Sem dogmas e sem tabus, pois na Umbanda ninguém é obrigado a aceitar nada, mas o conhecimento vai sendo absorvido naturalmente e da mesma forma a própria religião evolui e se adapta.
A Umbanda traz em si energia divina viva e atuante à qual nos sintonizamos a partir de nossas vibrações mentais, racionais e emocionais, energias estas que se amoldam segundo nosso entendimento do mundo.
Sete linhas de Umbanda são as sete vibrações de Deus, pois tudo Ele cria de forma sétupla, como as sete cores do arco-íris em sintonia com os nossos sete chacras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário