terça-feira, 3 de julho de 2012

O Sacerdócio de Umbanda Sagrada


Por Rubens Saraceni

Toda religião tem os seus rituais, os quais só seus sacerdotes podem oficializá-los. E com a Umbanda não é diferente, pois ela tem nos seus Pais e Mães Espirituais (Padrinhos, Madrinhas, Babás, Babalorixás, Ialorixás, Caciques, Comandantes, Dirigentes...) seus sacerdotes oficiais, aceitos pela espiritualidade e tidos como indispensáveis à sua manutenção e expansão doutrinária e religiosa.
A Umbanda forma seus sacerdotes no dia a dia e nas suas próprias práticas religiosas e magísticas, distinguindo-se nesse aspecto das outras religiões, que antes de mais nada exigem um certo tempo, para só então oficializarem cultos.
Os quadros de sacerdotes de Umbanda Sagrada são formados exclusivamente por pessoas que são médiuns de incorporação e que passaram por todo um aprendizado ritualístico, religioso e magístico bastante prático pois, desde o primeiro passo, que é aceitar-se médium, até alcançar o grau de Babalorixá ou Ialorixá, vivenciou todos os aspectos de sua religião.

Atua na incorporação
Atua no desenvolvimento de novos médiuns
. Atua em desobsessões
Atua nas magias
. Realiza oferendas
. Atende consulentes e os auxilia na medida de suas faculdades mediúnicas e no merecimento de cada um.
Intervém junto aos orixás, junto à direita e junto à esquerda, sempre em favor dos que o procuram.
Assume parte dos carmas alheios até diluí-los.
. Acolhe espíritos sofredores, aos quais doutrina e encaminha às moradas espirituais das faixas vibratórias luminosas.
. Está em permanente choque com as hordas de espíritos rebelados contra a Lei Maior.
. Realiza curas espirituais onde a medicina tradicional tem dificuldades.
. Descarrega e cruza (benze) lares e casas comerciais, etc.
. Recebe fraternalmente todos os que o procuram, mesmo sabendo que muitos, assim que ficarem bem, nunca mais o procurarão.

Enfim, o sacerdócio de Umbanda Sagrada é riquíssimo em experiências religiosas, magísticas, ritualísticas e humanas.
E, porque é assim, todo sacerdote de Umbanda se forma na prática e no dia a dia.
Mas nem por isto é inferior aos sacerdotes de outras religiões, pois se estes têm toda uma dialética e teoria de como é sua religião, o sacerdote de Umbanda acumula um vasto conhecimento prático, objetivo e funcional, que dispensa a conversão religiosa daqueles que o procuram e os quais ele ajuda.
Seu conhecimento prático é fundamentado no seu dom mediúnico e nas suas faculdades religiosas e magísticas, dispensando a filosofia, a dialética e a teoria religiosa pois para ele tudo se resume nisto:  se sou médium e sou assistido por meus guias espirituais então posso ajudar meus semelhantes na solução de seus problemas de ordem material ou espiritual, e isto me basta.
Tem sido assim neste primeiro século de existência da Umbanda e esta formação prática tem sido fundamental para sua manutenção e expansão.
Mas nós vemos Sacerdotes que, ao par dessa formação prática, também dedicam-se ao estudo teológico e procuram instruir teoricamente seus médiuns auxiliares, formando todo um corpo mediúnico muito bem instruído sobre sua religião, seus rituais e suas práticas.
Isto é positivo e deve ser estimulado pois uma religião só se perpetua se criar todo um quadro de sacerdotes muito bem instruídos, que possam disseminá-lo através do ensino teológico e doutrinário.
Afinal, a religiosidade dos fiéis da Umbanda não deve fundamentar-se só nas suas práticas magísticas ou espirituais.
Portanto, é dever de todo Dirigente um contínuo aprendizado e um contínuo aperfeiçoamento em suas práticas e rituais, adaptando-os ao tempo em que vivemos e ao quão devemos estar integrados pois só assim acompanharemos a evolução da humanidade.
O sacerdote de Umbanda tem seus preceitos, aos quais segue religiosamente, e tem toda liberdade quanto à sua vida civil, dissociada de seu grau religioso, mas não de sua religiosidade, pois onde estiver, lá estará um templo vivo pronto para deixar fluir seu dom e suas faculdades mediúnicas.
Ao sacerdote de Umbanda não é permitido uma conduta contrária aos seus valores religiosos ou às leis vigentes que regulam a sociedade civil, pois ele não é um privilegiado nesse aspecto.
Uma conduta civil ilibada e uma conduta religiosa irrepreensível, são condições fundamentais para um bom sacerdócio, pois ser sacerdote de Umbanda significa ser em si o templo vivo onde seus orixás e guias se manifestam, e é a partir dele que atuam de frente na vida de quem o consulta.
Sacerdotes, muitos podem ser. Mas para alguém ser sacerdote na Umbanda, antes tem que ser um “meio” entre os dois planos da vida e tem que ser em si mesmo um templo vivo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário