sábado, 19 de outubro de 2013

Preparo do Amaci – Parte 1


Salve sagrado leitor e amigo. Irmãos e irmãs em Mamãe Natureza!
Aqui não inventamos nada. Seguimos apenas a lógica da Criação Divina e a interpretamos conforme nosso ponto de vista, que é baseado em vivência, experimen­ta­ção e propósito – que nunca deixou de ser o de levar conhecimento simples e objetivo.
Já falamos em outras oportunidades sobre Amaci, mas é um assunto sempre pertinente e vale repeti-lo.
Os Amacis são assim chamados as águas de lavagem de cabeça que tem várias funções dentro dos rituais afro-religiosos e seus descendentes litúrgicos como a Umbanda.  Como o nome já diz, “água de lavagem de ca­beça, ou água para o ori”, preparados especial­mente para o uso na cabeça, no chacra coronário.
Dentro da Umbanda, o consagrado uso dos banhos, tomados em reservado, cada um em suas próprias casas, após seu banho normal, utilizando-se para tanto ervas e outros elementos, e serve como forma de trazer para o campo astral individual as vibrações, sejam dos Orixás, ou vibrações espe­cíficas desencadeadoras de ações (verbos) que acen­tuam nos campos vibratórios naturais huma­nos a força dessa ação.
Os banhos não requerem um conhecimento tão profundo, tanto que são recomendados pelos próprios Guias para que sejam usados pelos consu­lentes em suas casas.  A forma de uso segue o padrão que a entidade (Guia) achar necessário, ou que a própria pessoa e suas convicções acreditem ser o necessário: fervido ou não fervido; da cabeça aos pés ou do pescoço para baixo, etc.
Já os chamados “Amacis”, tem funções literal­mente específicas e seguem um padrão religioso-doutrinário próprio de cada casa, dirigente, propó­sito, enfim, há centenas, ou quem sabe até milha­res de formas e objetivos para se preparar um Amaci. Eles podem ser coletivos ou indivi­duais e o que vai determinar isso é exatamente o que citamos acima: o propósito e a convicção de quem o está preparando e quem irá recebê-lo.
Vale lembrar também que é uma questão de respeito e confiança receber um Amaci na cabeça. Esse ato litúrgico, honra o sacerdote e sua casa. Aplicar um Amaci na cabeça de um iniciando é um ato de muita força dentro dos Templos, e requer disciplina e retidão para que seja atingido seu objetivo. Não se usa um Amaci apenas “por usar”; é importante que se estabeleça um objetivo claro para o preparo. No próximo artigo, falaremos sobre os tipos de Amacis que podem ser usados.
É isso turminha, benção de Papais e Mamães Orixás em nossa vida !
Sucesso e muita saúde a todos!
Exemplo de Amaci – Orixá Iansã

Iansã é a aplicadora da Lei na vida dos seres emocionados pelos vícios. Seu campo preferencial de atuação é o emocional dos seres: ela os esgota e os redireciona, abrindo-lhes novos campos por onde evoluirão de forma menos emocional.

Elemento: Ar  (em movimento, a ventania)
Sentido Divino: Lei
Fator principal: Direcionador, movimentador
Atribuição: Direcionar e movimentar os seres no sentido evolutivo
Ervas Quentes: buchinha do norte, cânfora, espada de Santa Bárbara, quebra demanda, mamona, picão preto, bambu, fumo (tabaco), para raio (Santa Bárbara), tiririca, vence demanda, pinhão roxo.
Verbos atuantes nas ervas quentes: arrastar, arrebatar, dissipar, fulminar e remover.
Ervas Mornas: pitanga folha, peregun rajado, alfavaca, calêndula, camomila, cana do brejo, capuchinha, cidreira, cavalinha, chapéu de couro, cipó cravo, cipó s. joão, santa luzia, girassol semente, imburana, jurubeba, laranjeira, losna, sabugueiro, folha do fogo e pinhão branco.
Verbos atuantes nas ervas mornas: mover, movimentar, direcionar, espalhar, empurrar, agir e vibrar.
Flores: impatiens, palmas amarelas e vermelhas, açucena, tulipa, primavera (bougainvilea).
Frutas e alimentos: pitanga, laranja, abacaxi, grãos.


Banho / Amaci – purificador ou cura: Artemísia, losna, mamona, bambu folhas, cana folhas, tabaco, para raio.
Banho / Amaci – apresentação, gira ou iniciação: pitanga, eucalipto, peregun verde-amarelo, santa luzia, sabugueiro, laranjeira, girassol flor.


Firmeza à esquerda: olho de boi, valeriana, folhas variadas secas no tempo, pimentas.

Portais de cura: água de chuva, velas amarelas e vermelhas, pimentas amarelas, pedaços de bambu, flores.

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