segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Breve Ensaio sobre Seres Elementais e Seres Encantados


Por
Julio Isao
No estudo da Umbanda nos deparamos com dois conceitos que a primeiro plano nos parecem muito similares, mas, quando os estudamos mais a fundo, verificamos a complexidade de ambos. Estamos falando dos Elementais e dos Seres Encantados, mas para podermos discorrer melhor, necessitamos compreendê-los.
Para melhor exemplificação vamos iniciar nosso estudo pelos Seres Encantados: são seres individualizados energeticamente, mas que ainda estão tão intimamente ligados consciencialmente, que são indissociáveis. E esta ligação é mental, pois os seres vibram o que o Orixá vibra, e este sente todo e qualquer desequilíbrio vibratório em seus “encantado”.
Um ser encantado é capaz de manifestar todas as qualidades do orixá que o rege, não consegue se ver individualmente, pois sente-se parte do mental coletivo centralizado no orixá que o rege e o guia em todos os sentidos.
Este é o estágio encantado da evolução dos seres. Já o estágio seguinte, nós os chamamos de “estágio natural de evolução” porque é nele que os seres individualizam-se e vão assumindo conscientemente o controle de suas naturezas intimas, aprendendo a discernir as características que os tornam diferentes de seus semelhantes. Então surgem os seres naturais ou seres elementais, casa um com o gosto ou predileção que o individualiza e os afiniza com outros orixás.
Os Seres Elementais, são entidades-estado, elementos de transição entre os diferentes planos da vida, ou reinos da natureza. Nesses planos a mônada sofre as adaptações necessárias ao prosseguimento de sua evolução de um reino para o outro. Sua espécie é sempre mais aproximada do reino imediatamente superior, assim entre o reino animal e o hominal, os elementais são considerados elementais humanos.
A uma infinidade de seres elementais, mas os mais citados estão ligados aos quatro elementos da natureza: ar – silfos; fogo – salamandras; terra – gnomos; água – ondinas.
Como podemos perceber, existe primeiro um estágio como Ser Encantado, que está intimamente ligado ao Orixá Encantado, ou Força da Natureza Primária, pois eles atuam sobre a natureza dos seres, de forma geral e depois passasse ao estágio como Ser Elemental, iniciando sua individualização, e começando a ter os primeiros raios de consciência e vontade.

PS. Vamos desenvolver melhor este tema ao longo do Curso Básico de Apometria

Nenhum comentário:

Postar um comentário