domingo, 6 de janeiro de 2013

O Orixá regente de 2013


 Por Mônica Caraccio

2013 chegou em plena terça-feira – dia da semana que estamos sob influência do planeta Marte, o ‘Planeta Vermelho’ que rege e representa Ogum e seu fogo viril, agressivo, impetuoso e transformador – sob a fascinante luz e energia da Lua Cheia - envolvente, dominadora e encantadora como Iemanjá, a Orixá das Águas, a grande Mãe de todas as cabeças – e ainda sob regência do planeta Saturno prometendo grandes feitos, muitas emoções e importantes superações para aqueles que se afinizarem a tão fortes energias e orixás…

Saturno é a mais intensa influência para esse ano, é o segundo maior planeta, o sexto a partir do sol e tem sua trajetória localizada entre as órbitas de Júpiter e Urano. Na astrologia convencional, Saturno é conhecido como “O Velho Pai do Tempo”, de movimento lento e firme, representando também o “professor” e o “organizador” do cosmos, exercitando a paciência e a perseverança. Dizem que Saturno “não dá presentes”, assim o princípio geral para esse planeta é: devemos trabalhar para receber. Aliás, é um dos corpos celestes mais “incompreendidos” na astrologia chegando a ser temido como se fosse um deus implacável e insensível. Já para nós, umbandistas,representa o Orixá Obaluayê.

Assim, Obaluayê, “rei senhor da terra” – o orixá da Transformação, o grande alquimista necessário à evolução, regente da Linha dos Pretos-Velhos e das Santas Almas – regerá esse ano junto com Ogum, na qualidade de “velho” chegando próximo da vibração de Omulu, e Iemanjá, geradora de todas as possibilidades. Portanto, 2013 será um convite à maturidade e decisão firme.

Já no início de fevereiro (dia 10), inicia o ano da Serpente para astrologia chinesa. A Serpente representa a expressão do forte lado intuitivo existente em todos nós, é considerada sábia, enigmática e transformadora quando bem entendida, sentida e vivida. Exige, da mesma forma que Obaluayê, Ogum e Iemanjá, observações cuidadosas, metas definidas, ações práticas e contínuas se quisermos não nos perder no meio do percurso.

Trabalho, esperança, maturidade e transformação são palavras que conduzirão 2013, e, por experiência própria, encontro ainda na palavra SURPRESA a melhor representação para esse ano.

Enfim, que todos possam exercitar e compartilhar suas “inteligências” e caminhar em direção da Sabedoria.

Um excelente 2013 a todos, esperando, torcendo e desejando que aproveitemos as Forças Sagradas, Divinas e Vivas existentes dentro de cada um de nós para que consigamos fazer coisas diferentes e assim vivermos melhor em meio de todos. Agora, mais do que antes, a CHAVE ESTÁ EM NOSSAS MÃOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário