domingo, 20 de janeiro de 2013

PAI OXOSSI

Fonte: http://www.tendadeumbanda.com.br/oxossi_62.html



"Deus não impôs aos ignorantes a obrigação de aprender, sem antes ter tomado dos que sabem o juramento de ensinar"



chefeO conhecimento é um dos alicerces  básicos para continuarmos ou começarmos a nossa evolução, seja material, espiritual ou em qualquer realidade divina. Nós o adquirimos com os fatos que acontecem em nossa vida, segundo o nosso merecimento e o nosso grau de evolução. Com sabedoria ou com sofrimento aprendemos a usa-lo de maneira correta e,quanto mais aptos estivermos e mais o tenhamos adquiridos, mais e mais conhecimentos vão se abrindo para nós e, assim, sucessivamente.

Olorum conhece a todos os seres e criaturas da sua Criação e se manifesta no conhecimento, por intermédio do Orixá Oxóssi. Com ele aprendemos que a Criação Divina se estende a todos os seres, a todas as criaturas e todas realidades de Deus e adquirimos o respeito por tudo. Somos uma criação do "Sopro Divino", que nos gerou e nos exteriorizou segudo a Sua imagem e semelhança , com raciocínio e discernimento, para adquirirmos  consciência  por meio desse conhecimento e podermos evoluir.

Muitas vezes, sentimos um vazio dentro de nós, e nada do que procuramos adianta para preenchê-lo. Mas, se nos depararmos com uma religião completa em sí mesma, como é a Umbanda, se nosso interesse é despertado e começamos a estudá-la profundamente, abre-se para nós um leque tão grande de conhecimento acerca de toda a Criação, que em pouco tempo estaremos incorporados a essa nova realidade e aquele vazio será preenchido.

Mas se usarmos esse conhecimento para o lado errado das coisas, seremos paralisados em nossa evolução e, até que transmutemos o que foi aprendido, não estaremos liberados pelas Divindades para aprender novas coisas.

O conhecimento-amor é uma conquista que buscamos exteriomente, mas temos de nos voltar para dentro de nós a procura da verdade. Ele pertence a cada pessoa, cada um o percebe de um modo e ele não pode se tomado como parâmetro coletivo. Da mesma forma, ninguém conseguirá tirar ou fazer com que o percamos. Quando estivermos aptos a receber e a manifestar conhecimento, passaremos a ter diretamente e a todo o amparo e a irradiação divina de pai Oxóssi que estará atuando em nós e a partir de nós, tornando-nos seus semeadores e, assim, seremos conduzidos a um vários começos das vias evolutivas até Olorum.

O conhecimento sempre esteve e está presente em nossas vidas, ainda que nunca tenhamos percebido
 isso. Voltemo-nos de frente para Pai Oxóssi, para a partir de hoje, recebermos a sua irradiação divina.

Amado seja nosso Pai Oxóssi! Salve Oxóssi!
                                              

PAI OXÓSSI


Oxóssi é o caçador por excelência, mas sua busca visa o conhecimento. Logo, é o cientista e o doutrinador, que traz o alimento da fé e o saber aos espíritos fragilizados tanto nos aspectos da fé quanto do saber religioso.

O Orixá Oxóssi é tão conhecido que quase dispensa um comentário. Mas não podemos deixar de fazê-lo, pois falta o conhecimento superior que explica o campo de atuação das hierarquias deste Orixá regente do pólo positivo da linha do Conhecimento.

O fato é que o Trono do Conhecimento é uma divindade assentada na Coroa Divina, é uma individualização do Trono das Sete Encruzilhadas e em sua irradiação cria os dois pólos magnéticos da linha do Conhecimento. O Orixá Oxóssi rege o pólo positivo e a Orixá Obá rege o pólo negativo.

Oxóssi irradia o conhecimento e Obá o concentra.

Oxóssi estimula e Obá anula.

Oxóssi vibra conhecimento e Obá absorve as irradiações desordenadas dos seres regidos pelos mistérios do Conhecimento.

Oxóssi é vegetal e Obá é telúrica.

Oxóssi é de magnetismo irradiante e Obá é de magnetismo absorvente.

Oxóssi está nos vegetais e Obá está em sua raiz, como a terra fértil onde eles crescem e se multiplicam.

Oxóssi é o raciocínio hábil e Obá é o racional concentrador.
ORAÇÃO A PAI OXÓSSI
Amado Pai Oxóssi !
A Vós, que sois o regente do Sagrado Mistério do Conhecimento Divino, no qual saciamos a nossa sede do saber e do conhecer, clamamos neste momento, para que nos envolva em vossas irradiações e nos conduza ao interior desse Vosso Mistério Divino. Ouça nosso clamor, ó Pai Amado, atenda as nossas invocações e venha em nosso auxílio e benefício, afastando de nossas vidas todo o negativismo e ignorância que têm paralisado nossa evolução, nos fazendo perder a Fé, o Amor e a Esperança.
Dê-nos Pai Querido, o conhecimento necessário, para que nunca fiquemos desempregados, nunca falte o necessário a nós e a nossos dependentes e para que sempre saibamos atravessar com Sabedoria e Fé todas as provocações de nossa vida.
Afaste de nós os vícios que enegrecem  nosso espírito e nos ligam às sombras e a escuridão de ignorância e da falta de raciocínio lógico. Atue em nossos sentidos e caminhos, direcionando-nos para o conhecimento da Verdade Divina. Propicie-nos os meios e o conhecimento necessário para termos discernimento e mudarmos nossa vida para melhor, superando as dificuldades, melhorando nossas expectativas para o futuro e anulando em nossa mente os pensamentos e sentimentos negativos que nos conduzem às trevas da ignorância, escurecendo e atormentando nossa alma imortal e eterna.
Atue em nossos inimigos, encarnados e desencarnados, envolvendo-os em Vossas vibrações Divinas, diluidoras dos pensamentos, sentimentos, projeção verbal, visual e mental negativos, da vingança, da traição, da inveja, do ódio e anule tudo isso no íntimo deles. Livre-os, ó Pai, da más influências espirituais que nos tem dominado, direcionando-as para a esperança da salvação Divina. Permita Pai Oxóssi, que sejam libertados da ignorância todos os Vossos filhos ligados à nós pelos laços invisíveis da vida.
Pedimos ó Pai, que anule em nós os sentimentos que destorcem nossa consciência e apagam nossa Luz Divina; que dilua os cordões que nos ligam a seres inferiores; que renove os nossos pensamentos, conduzindo-nos para os planos superiores. Ao luminoso Caminho de Olorum. Mantenha sempre acessa e ampliada em nós a chama do Conhecimento e que ele expanda, se direcione e se espalhe por todos os nossos caminhos, abrindo todas as portas, passagens e campos à nossa frente.
Afaste para sempre de nossas vidas, Pai Divino, os tormentos da ignorância, da falta de Conhecimento e Fé, a passividade, a angústia, a miséria, a fome, a doença, a solidão, a apatia e a maldade. Anule em nosso íntimo e em nossos instintos inferiores todas as vibrações e sentimentos e nos dê o raciocínio Divino, para que sejamos prósperos, fraternos, amorosos e generosos, com tudo e com todos que nos cercam e compartilham a nossa vida e destino. Ilumine nossas mentes, para que tenhamos a Fé necessária, para buscar em nossa origem o Divino Criador e entende-lo a partir de nós mesmos, tendo o conhecimento e o respeito necessários a tudo e a todos da Criação.
Salve nosso Pai Oxóssi ! Okê, Arô !

Nenhum comentário:

Postar um comentário